segunda-feira, 9 de março de 2009

O porquê dos Antioxidantes

Em Primeiro lugar o que são?

São substâncias que ajudam a combater os radicais livres.


O que são radicais livres?

São moléculas instáveis que se formam durante os processos celulares e que são responsáveis pelo envelhecimento precoce, por doenças cardiovasculares ou certos tipos de cancro.

Estás moléculas formam-se muitas vezes quando fazemos exercício físico intenso, quando estamos por exemplo no centro comercial e existe muita luz indirecta e ar condicionado, no nosso trabalho se estamos em frente ao computador, etc.

Quando temos hábitos de vida saudável e ingerimos uma grande quantidade de frutos e alimentos hortícolas, o nosso organismo está mais protegido e tem os elementos necessários para ele próprio fabricar os Antioxidantes necessários a combater os radicais livres.

Mas todos nós sabemos que o nosso dia a dia é super atarefado, alimentamo-nos mal, fazemos pouco ou nenhum exercício físico, agregado a isto muitas vezes está associado o consumo excessivo de tabaco, álcool e gorduras, portanto a capacidade de o nosso organismo conseguir produzir a quantidade de radicais livres necessária é bastante baixa, por isso se fala tanto na ingestão de alguma frutas e plantas que contêm antioxidantes.


A frutas com mais alto teor de antioxidantes são as vermelhas, romã, mirtilo, amora, açai, uvas e também muito importante a maça.


Quanto aos alimentos hortícolas os tomates e são os mais importantes.


Um excelente antioxidante que poder ser tomado todos os dias ás refeições, e nós portugueses adoramos é um copo de vinho tinto.


O mais importante é seguir uma dieta equilibrada e variada, aliada ao exercício físico e nunca esquecer a água.

Sem comentários: