quarta-feira, 25 de março de 2009

A Importância da água no nosso organismo

Já todos ouvimos dizer que devemos beber água todos os dias porque faz bem, mas porquê? Também há quem diga que ela enferruja, será?

Vamos explicar tudo sem deixar pontas soltas.

Comecemos por referir que o nosso organismo é constituído por 70% de água, ela regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas, tais como o sistema urinário, o sistema cardiovascular, sistema digestivo, na regulação da temperatura e hidratação da pele.

Em média, o nosso organismo precisa de 4 litros de água por dia. Perdemos muita água através da urina, fezes, suor e lágrimas, em media 1,5l por dia. Se o nosso organismo elimina 1,5l de água por dia nós devemos repor a mesma quantidade, o ideal são entre 2 a 3L, para manter o bom funcionamento do nosso corpo.

Por exemplo no verão a temperatura do corpo sobe, transpiramos mais, por este motivo devemos ingerir uma maior quantidade de água, para não desidratarmos. Também quando estamos a exercitar-nos, necessitamos de mais água uma vez que o aumento do exercício físico faz o nosso corpo começar a transpirar e consequentemente elimina água.

Uma causa muitas vezes directa dos problemas de obstipação, dores de cabeça, etc., é a falta de ingestão água.

Para um bem estar físico saudável não devemos descuidar a falta de água. Sei que no Inverno é mais difícil a ingestão de água, mas temos que ser criativos quanto a este aspecto, por exemplo podemos fazer chá. No verão é mais fácil porque o aumento da temperatura potencia a sua ingestão.

Numa dieta equilibrada a ingestão de água é um ponto fundamental. Não o descuide.

Obrigada pela atenção.

Bia Pomar

3 comentários:

«√¡√¡» disse...

Olá, adorei seu blog e adorei seus textos! Espero que você ainda mantenha o blog, já que a última postagem foi há alguns meses atrás. Um abraço, Vivi.
http://vivi-saude.blogspot.com/

Claudio Lobinho disse...

olha eu to fazendo uma pesquisa mas eu adorei

blogspot disse...

olá, você me ajudou muito com meu texto de ciências! adorei seu blog